O que é Constipação intestinal e quais as consequências? Saiba agora

A constipação intestinal, mais conhecida como prisão de ventre é um problema que atinge uma parcela considerável da população brasileira. Então, o post dessa semana é para esclarecer esse assunto, e ajudar quem sofre com esse problema a melhorar através da alimentação.

O que é Constipação intestinal?

A Constipação intestinal, obstipação intestinal ou prisão de ventre são sinônimos e referem-se à retenção exagerada de fezes, evacuação pouco frequente, dificuldade para evacuar, eliminação de fezes duras ou em pequeno volume.

É mais comum em idosos, mulheres e pessoas sedentárias. Pode ser em alguns casos sintoma de algum problema intestinal ( por isso é sempre importante procurar um médico), ou pode ser consequência de uma alimentação desequilibrada e pobre em fibras ( nesse caso, busque um nutricionista).

Quais as consequências da Constipação Intestinal?

Este problema traz um desequilíbrio ao organismo,podendo ser observado em alguns sinais: inchaço e dor abdominal são os primeiros, depois surgem outros sintomas como mal humor, irritabilidade, cansaço, pele oleosa e gases.

A longo prazo a constipação intestinal pode contribuir para o aparecimento de doenças mais graves como apendicite, câncer de cólon, obesidade e diabetes.

Tratamento para Constipação Intestinal

Para um tratamento adequado é preciso procurar um médico para uma orientação mais especifica, através da descoberta da causa. Geralmente o tratamento é a base de fibras ( suplementação ou alimentação, depende do caso), ou uso de medicamentos chamados laxativos ( lembrem-se medicação somente com prescrição médica!!).

Alimentação e Constipação intestinal

Uma das causas da “ prisão de ventre” é o consumo inadequado de fibras e água.  Há alimentos que são “constipantes” e outros que são “ laxativos”. Sendo assim o consumo de alguns alimentos podem contribuir positivo ou negativamente nesse caso.

Algumas dicas para melhorar o seu funcionamento intestinal:

  • Prefira os alimentos ricos em fibras: alimentos integrais ( pães, arroz, cereais ..), vegetais e frutas. DICA: Sempre que possível consuma as frutas com o bagaço ou casca.
  • Aumente o consumo hídrico: consuma de 8 a 10 copos de água/dia.
  • Inclua aveia na sua alimentação: pode consumir com frutas cortadas, sucos e vitaminas.
  • Evite alimentos obstipantes: banana da prata, maçã sem casca, caju, goiaba, maisena, farinha de mandioca, alimentos industrializados e refinados.
  • Cultive o habito de ir ao banheiro no mesmo horário, mesmo que não tenha vontade de defecar.
  • Pratique atividade física

Receitinha de Coquetel laxativo

01 Fatia de Mamão

06 Ameixas secas

200 ml de suco de laranja ( sem coar)

01 colher de sopa de azeite de oliva

Bater todos os ingredientes no liquidificador e não coar.

E então gostou do post?! Espero ter ajudado … mandem sugestões para o próximo! é só deixar nos comentários ou no facebook 🙂

Mais uma vez lembro a importância de procurar um médico e um nutricionista para lhe ajudar! 🙂 #alimentaçãosaudável #constipação #busqueajuda #agendesuaconsulta #3621.1419 #bjsequeijos

banner_Saúde-gessica

Gessica Santiago