Início Bahia Neymar, suspenso, é chamado para amistosos. Eu desisto…

Neymar, suspenso, é chamado para amistosos. Eu desisto…

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Site de vagas em Camaçari: ACESSE

Dos nove amistosos que o Brasil fez na segunda passagem de Dunga, Neymar esteve disponível em oito deles (contra o México estava decidindo a Liga dos Campeões pelo Barcelona). Desses 720 minutos possíveis, Neymar esteve em campo em 675 minutos, ou 93,75%. Estamos falando de um dos melhores jogadores do mundo, cujo potencial é conhecido por todos e que não precisa ser testado, em partidas amistosas, que deveriam ser usadas para… testes.

Nunca consegui entender isso. Mas agora essa situação chegou ao limite. Neymar está na nova lista da seleção, mesmo estando suspenso dos dois primeiros jogos das Eliminatórias! Eu desisto. Dunga vai “investir” tempo trabalhando com Neymar contra Costa Rica e Estados Unidos, mas só poderá utilizar o atacante do Barcelona em novembro, na terceira rodada das Eliminatórias, contra a Argentina, em Buenos Aires. Eu desisto! É impossível compreender.

Por mais que o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, diga que isso não existe, é quase obrigatório associar essa decisão estapafúrdia ao contrato com a empresa que promove os jogos da seleção e que possibilita uma diminuição das cotas se “os melhores jogadores não estiverem na partida”. É legítimo qualquer pessoa desconfiar que Neymar só está na relação porque a CBF se preocupa em receber menos dinheiro da empresa, fazendo valer essa cláusula do acordo.

Durante a Copa América, o país inteiro debateu se existe ou não uma “Neymardependência” na seleção. E agora Dunga tem 180 minutos para treinar e evoluir a seleção sem ele porque, repito, ele está fora das duas primeiras rodadas das Eliminatórias. Mas Dunga convoca Neymar mesmo assim. E tenho certeza de que ele terá muitos desses minutos. Poderia testar Douglas Costa por ali, Hulk por ali, Coutinho (ah, não está na lista!) por ali… Mas vai com mais do mesmo. Não dá. E nem adianta o Dunga dizer que “está pensando lá na frente…”. Todos já sabem como é o Brasil com Neymar!

Sobre a convocação, quatro boas novidades:

– a convocação de Lucas Lima (resta saber se será usado na faixa central, seu lugar);

– as voltas de Lucas (PSG) e Oscar;

– e a “absolvição” de Hulk.

Mas a lista tem algumas aberrações:

– a ausência de Coutinho. Inexplicável!;

– a ausência de Pato, hoje um dos principais atacantes do Brasileiro;

– a volta de Kaká (vamos olhar para frente);

– não testar o Rafael Carioca, para a função mais complicada do Brasil hoje, marcação/saída;

– a manutenção de David Luiz (bem pior que Thiago Silva, desejo de jogar vôlei à parte;

– o retorno de Ramires, em sua pior fase na Europa em que me lembro.

Enfim, fica claro que a eliminação na Copa América foi considerada mais uma coisa atípica que aconteceu com a seleção. Mudanças no conceito do time, nenhuma.