Início Camaçari MINHA CASA, MINHA VIDA: Prefeito recebe famílias em processo com a Caixa

MINHA CASA, MINHA VIDA: Prefeito recebe famílias em processo com a Caixa

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Site de vagas em Camaçari: ACESSE

Atentos às questões sociais do município, o prefeito Elinaldo Araújo e o secretário da Habitação, Júnior Borges, receberam no auditório da prefeitura, na manhã da última terça-feira (17/04), um grupo formado por famílias que ocupam de forma irregular, casas nos condomínios residenciais Caminho do Rio e Pardais, desde agosto de 2016, durante a gestão anterior e outras que estão desabrigadas. A Caixa Econômica Federal conseguiu derrubar uma liminar que garantia a permanência de 50 pessoas nas residências – de um total de mais de 80 –, a ideia do encontro foi buscar o apoio da prefeitura para chegar a uma solução que seja positiva para os envolvidos no processo.

Preocupado em resolver o problema de quem está irregular, bem como das outras 30 famílias que ainda estão sem moradia, o prefeito Elinaldo ressaltou que vai dialogar junto à instituição, para que as pessoas não sejam prejudicadas. “Estamos muito bem intencionados em resolver a vida de todos, mas tem coisas que a gente tem que tratar com muito cuidado e paciência porque nós não podemos desrespeitar uma decisão da justiça. Minha vontade é resolver, mas temos que fazer isso dentro da legalidade e com muito diálogo com a Caixa e com as pessoas envolvidas no processo”, disse o prefeito.

De acordo com o secretário Júnior Borges, uma das possibilidades encontradas pelo governo para solucionar o problema é investigar os casos em que as pessoas que receberam as casas não atendem aos critérios utilizados pela Caixa. O secretário disse ainda que uma investigação será iniciada nos próximos dias para comprovar se os contemplados com as casas estão utilizando realmente o imóvel para morar, já que existem denúncias de aluguel, venda e uso para fins comerciais. Nesse caso, após um acordo com a Caixa, as famílias poderiam ser remanejadas para as moradias liberadas. “Só ficarão as famílias que se encaixam nos critérios do município e do governo federal. Vamos fazer uma força tarefa, mas não podemos resolver o problema cometendo irregularidades”, destacou o secretário da Habitação, Júnior Borges.

Na reunião também estava presente o gerente da Agência 1051 em Camaçari, Rafael Neiva, que falou sobre a importância da população ajudar a Caixa como agentes fiscalizadores. “Se cada um aqui fizer sua parte, observando e registrando as irregularidades, diminuiremos o índice de pessoas sem habitação no município. A gestão é parceira e está comprometida em resolver essa situação”, pontuou.

Feliz com o resultado do encontro, a estoquista Lucineide Lima acredita que tudo será resolvido. “Primeiramente agradeço a Deus, depois ao prefeito e ao secretário que estão empenhados e do nosso lado”, relatou.

Ficou definida ao final da reunião que será realizada uma audiência de conciliação entre a Caixa, a justiça e a Prefeitura de Camaçari. Vale salientar que o município hoje conta com 12 mil unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida.