Início Bahia Ford e Artemisia antecipam inscrições para o Ford Fund Lab a participantes...

Ford e Artemisia antecipam inscrições para o Ford Fund Lab a participantes da Campus Party Bahia

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Site de vagas em Camaçari: ACESSE

Durante a Campus Party Bahia (CPBA), que acontece de 9 a 13 de agosto em Salvador, empreendedores de startups focados em mobilidade poderão antecipar suas inscrições para o programa Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade, fruto da parceria entre a Artemisia e o Ford Fund, braço filantrópico da Ford. A proposta é identificar e selecionar negócios de impacto social inovadores, focados em mobilidade, para um processo de aceleração de curto prazo – cinco semanas -, com base na metodologia exclusiva da Artemisia, que é pioneira no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A abertura nacional das inscrições será no dia 21 de agosto, porém, participantes da CPBA poderão se inscrever antecipadamente através do link: bit.ly/FordFundLab.

Camaçari, na Bahia, abriga o Complexo Industrial Ford Nordeste e também a sede do Centro de Desenvolvimento do Produto da América do Sul, um dos oito da Ford no mundo. Por isso, foi uma iniciativa natural antecipar as inscrições para os participantes desta edição do evento. “A Campus Party é um dos maiores festivais de tecnologia, criatividade, ciências, empreendedorismo e universo digital do mundo, o ambiente perfeito para Ford Fund e Artemisia terem contato com soluções que podem integrar o programa de fomento a negócios de impacto social”, afirma Adriane Rocha, gerente de Relações Corporativas e Responsabilidade Social da Ford.

O objetivo da parceria é construir a base para o desenvolvimento de negócios de impacto social em mobilidade e transporte no Brasil, com foco principalmente na população de baixa renda – que compõe a maior parte dos brasileiros – e sua dificuldade de acesso a itens essenciais como escolas, hospitais, bancos e até oportunidades de emprego. Isso se dará por meio de duas ações: o Ford Fund Lab e Tese de Impacto Social em Mobilidade.

O Ford Fund Lab irá identificar e selecionar até 20 negócios em estágio de validação de produto/serviço – com protótipo desenvolvido e possivelmente já em primeiras vendas -, que participarão de dois workshops presenciais exclusivos e webinares temáticos, tendo por base a metodologia exclusiva da Artemisia e o diagnóstico de necessidades da turma de empreendedores selecionados. Os inscritos passarão por um processo de seleção com 3 fases eliminatórias: i) Análise das informações preenchidas no formulário de inscrição; ii) Entrevista com negócios mais alinhados; e iii) Seleção final do comitê.

Já a Tese de Impacto, com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2018, reunirá informações relevantes sobre os desafios reais enfrentados pela população de baixa renda e levantará as oportunidades de negócios que atendam a esses desafios, com potencial para crescer e impactar milhões de pessoas.

“Garantir mobilidade é garantir o acesso a direitos básicos e promover uma sociedade mais saudável e autônoma. A aliança estratégica entre a Artemisia e o Ford Fund tem o objetivo de desenvolver e fortalecer uma nova geração de negócios de impacto social com soluções inovadoras em mobilidade – tema que é transversal a outros setores estruturantes para o desenvolvimento da população de baixa renda”, explica Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia.

Negócios de impacto social são empresas que oferecem, de forma intencional, soluções para problemas sociais da população de baixa renda. De acordo com a Artemisia, as principais características desse tipo de negócio são: foco na base da pirâmide (desenhados de acordo com as necessidades e características da população de baixa renda); intencionalidade (que possuem a missão explícita de causar impacto social e são geridas por empreendedores éticos e responsáveis); potencial de escala (podem ampliar o alcance por meio da expansão do próprio negócio); rentabilidade (possuem um modelo robusto que garante a rentabilidade sem depender de doações ou subsídios); impacto social relacionado à atividade principal (o produto ou serviço gera diretamente impacto social); e distribuição ou não de dividendos a acionistas.

FORD BRASIL
A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.

SOBRE O FORD MOTOR COMPANY FUND AND COMMUNITY SERVICES
O Ford Motor Company Fund and Community Services trabalha com parceiros comunitários e globais para promover a segurança no trânsito, a educação e a vida em comunidade. O Ford Motor Company Fund tem atuado por mais de 67 anos com recursos da Ford Motor Company. Ford Driving Skills for Life é um treinamento prático, gratuito e interativo focado no desenvolvimento de habilidades e técnicas de direção, que também aborda as consequências da inexperiência e distração ao volante. A educação e inovação são encorajadas por meio do Ford Blue Oval Scholars, Ford Driving Dreams, Ford Next Generation Learning e outros programas inovadores que apoiam estudantes do Ensino Médio e concedem bolsas para universitários. O Ford Volunteer Corps recruta mais de 30.000 empregados e aposentados da Ford a cada ano para trabalharem em projetos locais que fortalecem suas comunidades e melhoram a vida das pessoas em mais de 40 países ao redor do mundo. Para obter mais informações, visite http://community.ford.com.

ARTEMISIA
A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A missão da organização é inspirar, capacitar e potencializar talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios que rompam com os padrões precedentes e (re)signifiquem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, a Artemisia é signatária do Pacto Global das Nações Unidas; possui atuação nacional e escritório em São Paulo.
A Artemisia foi a primeira organização do Brasil a fazer parte da Omidyar Foundation, a mais respeitada organização no setor de investimento de impacto, fundada por Pierre Omidyar, empreendedor do Ebay. Recentemente, a Artemisia também foi anunciada como uma das cinco organizações selecionadas, entre 115 de toda a América Latina, pelo edital da Rockefeller Foundation, Avina, Avina Americas e Omidyar. www.artemisia.org.br.