Cofic apresenta Plano de Emergência na Comunidade

Com vista à realização de mais um exercício simulado na comunidade – treinamento anual realizado pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) – o prefeito Antonio Elinaldo esteve reunido na manhã desta terça-feira (10/10) com representantes do comitê e os titulares das secretarias e órgãos municipais envolvidos no Plano de Emergência na Comunidade (PEC). Desta vez, a atividade acontecerá no dia 7 de novembro, às 9h30, e abrange moradores do bairro Gravatá.

Na ocasião, o PEC foi apresentado à prefeitura, salientando a forma como o Cofic gerencia e coordena as circunstâncias de risco no Polo Industrial de Camaçari. Os representantes da instituição demonstraram a experiência do comitê em agir numa situação crítica que envolva o complexo e as comunidades das cidades do entorno, no caso Camaçari e Dias d’Ávila.

Para o prefeito Elinaldo, o encontro foi muito esclarecedor e serviu para despertar o interesse em instituir em Camaçari um dia municipal voltado especialmente à mobilizar as pessoas de como agirem em situações de emergência, não só em cenários do Polo, como em qualquer outra situação que possa gerar pânico de uma maneira geral e que necessite de um maior conhecimento e conscientização de toda a população. “A ideia é criar uma cultura prevencionista na comunidade”, ressaltou o gestor.

Nessa perspectiva, o chefe do Executivo municipal sugeriu a criação de um grupo de trabalho, formado pelas secretarias e órgãos envolvidos, para que a possibilidade seja discutida e implantada ainda no primeiro semestre de 2018.

De acordo com Aurinézio Calheira, superintendente da Área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Cofic, o prefeito Antonio Elinaldo foi extremamente sensível e entendeu a importância de realizar treinamentos que garantam a segurança da população, além do aprimoramento do PEC e da atuação da Defesa Civil.

Antecedendo à realização do exercício simulado na comunidade, reuniões preparatórias procuraram envolver os moradores, líderes comunitários, além de professores e alunos das escolas situadas no bairro. Os encontros são coordenados pela Defesa Civil de Camaçari e contam com o suporte técnico do Cofic.

No dia 25 de outubro, às 19h, na sede do Cofic, ocorrerá um treinamento com o Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec), composto por cerca de 60 moradores voluntários das cidades do entorno, além dos demais parceiros envolvidos no PEC, a exemplo das secretarias e órgãos municipais, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

TREINAMENTO

Em Camaçari, a previsão é contar com aproximadamente 500 famílias e com a participação de alunos e professores da Escola Municipal Helena Celestino de Magalhães. Estima-se que, no total, cerca 1.000 pessoas participem. Participaram moradores da Avenida do Canal, ruas Solar, Vênus, Marte, Itumbiara, Luziânia, Taguatinga e Gurupi. O ponto de encontro será na Praça da Lua.

O objetivo do treinamento é preparar a comunidade para agir com segurança em uma eventual situação de emergência “nível 4”, no Polo, que requeira a evasão de moradores de uma suposta área de risco para um local seguro.

O exercício simulado é um dos procedimentos preventivos do PEC e é coordenado pela Defesa Civil de Camaçari, com o apoio do Nudec, das secretarias e órgãos municipais envolvidos, do Cofic, das empresas do Polo, dentre outros parceiros.

Os simulados na comunidade constituem passos fundamentais para o alinhamento do PEC com a Defesa Civil, que se apropriará do diagnóstico prévio de cada bairro e do planejamento para evasão. Por meio dos simulados, são testados instrumentos de comunicação e também os procedimentos práticos de atuação da Defesa Civil, dos voluntários do Nudec e demais parceiros envolvidos.

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.