Início Capacitação / Cursos CAPACITAÇÃO SENAC – Merendeiros da rede municipal participam de capacitação

CAPACITAÇÃO SENAC – Merendeiros da rede municipal participam de capacitação

Foto: Thiago Canuto

Foi realizada na tarde de segunda-feira (30/10), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), localizado na Casa do Trabalho, uma aula inaugural para o curso de técnica de cozinha para merendeiros das escolas municipais de Camaçari.

A capacitação é uma parceria da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Educação, com o Senac. As aulas tem o objetivo de qualificar o merendeiro no manuseio dos alimentos. Ao todo serão dez turmas nos turnos matutino e vespertino, com uma carga horária de 120h. Na segunda foram apresentadas duas turmas que devem iniciar as aulas nesta terça-feira (31/10). Cada turma tem cerca de 20 alunos.

Para a secretária Neurilene Martins, a qualificação dos merendeiros é importante para o bem-estar dos jovens. “A gente entende que a qualidade social da educação tem um dos pilares na qualidade da alimentação. E entendemos que os merendeiros, tanto quanto os professores, precisam de desenvolvimento”, pontuou. A formação atenderá 100% dos profissionais merendeiros. Vale ressaltar que desde o ingresso desses profissionais, que conta hoje com aproximadamente 220 concursados, alguns a serviço na rede há mais de 15 anos, nunca foram contemplados com cursos de formação inicial ou continuada, em sua respectiva área de atuação.

As aulas serão ministradas por cheff’s de cozinha renomados. A gestora do Senac Camaçari, Delma Santana, explicou o que o profissional vai encontrar no curso. “Além do desenvolvimento de técnicas inerentes à prática, vai ajudar bastante a quem já está na área a aperfeiçoar sua prática no dia a dia”, explicou.

A merendeira da Escola Darcy Ribeiro, em Barra do Jacuípe, Kátia Souza, falou da expectativa do curso. “Quando entrei não tinha as técnicas, e com este curso eu pretendo absorver ao máximo”, explicou.

Estavam presentes no evento o subsecretário de Governo, Evaldo Souza, o subsecretário do Desenvolvimento Econômico, Waldir Freitas, o ouvidor do Município, Oswaldo Marcolino e a superintendente de Educação Profissional do Senac Bahia, Ana Rita Marques.