Início Capacitação / Cursos Alunos participam de aula inaugural dos cursos do Senai em Camaçari

Alunos participam de aula inaugural dos cursos do Senai em Camaçari

O prefeito Elinaldo Araújo, participou na manhã desta terça-feira (17/10) de uma aula inaugural no Teatro Cidade do Saber, para alunos beneficiários do Programa Bolsa Família dos cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Foram ofertadas 290 vagas com 12 cursos, divididos em 13 turmas nos turnos matutino e vespertino. Entre os cursos oferecidos estão pizzaiolo, assistente de produção, costureira e operador de microcomputadores.

O prefeito aproveitou o evento para falar da importância dos cursos. “É necessário criar oportunidade para todos e estes cursos são a maneira de criar estas oportunidades”, salientou.

A secretária do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), Simara Ellery, também pontuou a necessidade dos beneficiários do Bolsa Família realizarem os cursos. “Com esta chance, eles têm a oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho e sustentar a si próprios e não vir a depender mais do benefício”, disse.

A representante do Senai, Leila Tavares explicou como vão funcionar os cursos. “As aulas serão ministradas na Vaca Mecânica, no Senai e na sede do Bolsa Família. As cargas horárias dos cursos variam entre 60 a 240 horas. É uma chance que os beneficiários tem de entrar no mercado de trabalho, principalmente aqui em Camaçari”, falou.

Foi o que pensou a moradora do Jardim Limoeiro, Poliana Mendes, que se inscreveu para o curso de assistente de produção. “É o curso que mais pede nas fábricas, por isso resolvi fazer. É uma ótima opção. Eu estava esperando esta oportunidade”, falou. Clarissa Carneiro também aproveitou a chance e se inscreveu no curso de operador de microcomputadores. “Como estou desempregada, pretendo me estabilizar no mercado de trabalho e este curso vai me ajudar muito”, concluiu.

Novas vagas

Na oportunidade foram anunciadas mais 90 vagas, que serão ofertadas, não só para beneficiários do Bolsa Família, mas para assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Serão 30 vagas somente para mulheres, no curso de eletricista industrial e 60 vagas para o curso de auxiliar de produção. Para participar dos cursos o aluno deve ser maior de 16 anos, ter ensino fundamental completo.

A pré-inscrição vai até esta sexta-feira (20/10) e deve ser feita nos CRAS. A efetivação será realizada no Senai Camaçari.