Início Camaçari 259 Anos De Camaçari – Desfile cívico em Vila de Abrantes ocorre...

259 Anos De Camaçari – Desfile cívico em Vila de Abrantes ocorre domingo (24)

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Site de vagas em Camaçari: ACESSE

Por ASCOM | PMC

Cinco escolas vão participar do ato cívico (Foto: Thiago Canuto)

Dando seguimento às comemorações pelos 259 anos de Camaçari, ocorre no domingo (24/9), às 14h o desfile cívico em Vila de Abrantes, onde historicamente tudo começou. Este ano, as escolas trabalham o tema central, “Camaçari, no tempo e na história. 259 anos de memória”, e valorizando a história da cidade, tão bem representada nas estrofes do hino do município, alas trarão fragmentos da canção como subtemas, destacando os aspectos culturais, sociais e econômicos do distrito.

Seis escolas vão participar do ato cívico, são elas: a Escola Sílvio Pereira Franco, o Centro Educacional Marquês de Abrantes, Escola Municipal Eliza Dias de Azevedo, o Centro Educacional Tancredo Neves e as Creches Comunitárias Esperança da Estiva e Senhora Santana. O desfile terá ainda a participação de grupos culturais locais e fanfarras. Os alunos saem da avenida Tiradentes, nas proximidades do Colégio Estadual de Vila de Abrantes, em direção à igreja do Divino Espírito Santo na praça da Matriz, onde está instalado o palanque oficial e arquibancadas.

O desfile cívico é realizado pela Prefeitura e envolve profissionais das Secretarias da Educação (Seduc), da Cultura, do Governo (Segov), da Infraestrutura e Habitação (Seinfra) e dos Serviços Públicos (Sesp), além de servidores da Superintendência de Trânsito e Transporte (STT) e da Defesa Civil. A iniciativa conta ainda com apoio da 59ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e do Tiro de Guerra.

Fundação

Camaçari foi fundada no dia 28 de setembro de 1758, por meio de decreto do Marquês de Pombal, que alterou o nome da Aldeia do Divino Espirito Santo para Vila de Nova Abrantes do Espírito Santo. Tempos depois, passou a ser chamada apenas de Vila de Abrantes.

Nessa época, as terras que compõem o Município pertenciam ao desembargador Tomaz Garcez Paranhos Montenegro. Graças à influência política, em 1860, ele conseguiu trazer a estrada de ferro para suas terras, o que impulsionou o crescimento da região.

O distrito de Camaçari só foi criado em 1920, ao ser desmembrado de Vila de Abrantes. Após cinco anos, passou a se chamar Vila Montenegro e em 1938 um decreto estabeleceu o nome do Município de Camaçari.